SÍNTESE REFLEXIVA UNIDADE 2
A ORGANIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO E DA
ROTINA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA PERPECTIVA DO LETRAMENTO
Quando comecei a ler a unidade em
estudo imediatamente me veio a mente a nítida imagem de um ônibus com a palavra
PLANEJAMENTO, escrita em seu itinerário. Segundo o dicionário Aurélio Planejar
é: 1. O ato ou efeito de planejar. 2. Trabalho de preparação para qualquer
empreendimento, segundo roteiro e métodos determinados. Logo a educação não
pode ser concebida sem planejamento uma vez que a mesma é o empreendimento mais
importante e complexo dentro de uma estrutura social e política de uma
sociedade. O módulo vem aprimorar a visão de
planejamento, lançado dentro de uma perspectiva do letramento discutindo a
importância do planejamento para o processo de alfabetização, considerando-o
como um processo que visa dar respostas a problemas pelo estabelecimento de
fins e meios que apontam para a sua superação.
A organização do trabalho
pedagógico precisa envolver um conjunto de procedimentos que, intencionalmente,
devem ser planejados para serem executados durante certo período de tempo,
tomando como referência as práticas sociais/culturais dos sujeitos
envolvidos, suas experiências.
As crianças aprendem,
através dessas rotinas, a prever o que fará na escola e a organizar-se. Por
outro lado, a existência dessas rotinas possibilita ao professor distribuir com
maior facilidade as atividades que ele
considera importantes para a construção dos conhecimentos.
Por meio do planejamento o professor
pode organizar, didática e pedagogicamente, o trabalho a ser desenvolvido e o
tempo a ser destinado para cada ação, nesse sentido Libâneo (1994) afirma que
“O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da
ação docente, articulando a atividade escolar e problemática do contexto
social.” Sendo assim cabe ao planejamento:
§ Tomada de
decisão;
§ Resgate de
princípios que embasam a prática pedagógica;
§ Organizar
ações;
§ Fazer
escolhas coerentes;
§ Organizar
rotinas;
§ Delimitar
objetivos;
§ Saber onde
se quer chegar;
§ Saber o que
é preciso para ensinar os alunos.
Como
profissional da educação não consigo conceber uma aula sem um planejamento,
pesquisa e rotina de qualquer conteúdo determinado previamente, pois entrar em
sala sem planejamento é quebrar a consciência dos direitos de aprendizagem no
ciclo de alfabetização, estabelecendo uma regressão no ensino que proporciona a
progressão nas aprendizagens a cada ano. E a rotina de sala de aula é um
mecanismo que auxilia a contemplar os vários eixos como objetos de ensino,
quando se fala em rotina é preciso que o educador tenha cuidado, pois esse
termo não pode ser visto como uma mera repetição de atividades. Em minha
pratica cotidiana busco sim ter uma rotina, mas tendo em mente que é primordial
diversificar as atividades para melhor atender aos alunos em todos os níveis e
os jogos são excelentes meios para auxiliar esse processo, ou alguém conhece
alguma criança que não goste de um bom jogo ou uma boa brincadeira? A diferença
é que dentro das aulas e do processo “alfaletror” essa ação deve ser dirigida e
bem orientada para que realmente os objetivos sejam alcançados, pois os jogos
se configuram como atividades lúdicas desenvolvidas como recurso em várias
modalidades da atividade pedagógica atrelado à mediação do docente.
A
organização do tempo pedagógico pode propiciar que cada eixo de ensino seja
contemplado, sendo importante ao professor refletir sobre o que ensina, por que
ensina e que tempo (etapa e duração) precisa para ensinar o que ensina. Por
meio do planejamento, podemos refletir sobre nossas decisões, considerando as
atividades permanentes, as sequências didáticas e os projetos didáticos a serem
desenvolvidos, norteados sempre pelas habilidades, possibilidades e
conhecimentos prévios dos alunos.
PARABÉNS, GOSTEI MUITO!!
ResponderExcluirMuito bom
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