SÍNTESE REFLEXIVA UNIDADE 4
VAMOS BRINCAR DE CONTRUIR AS NOSSAS E
OUTRAS HISTÓRIAS
O termo lúdico etimologicamente é
derivado do Latim “ludus” que significa jogo, divertir-se e que se refere à
função de brincar de forma livre e individual, de jogar utilizando regras
referindo-se a uma conduta social, da recreação, sendo ainda maior a sua
abrangência. Assim, pode-se dizer que o lúdico é como se fosse uma parte
inerente do ser humano, utilizado como recurso pedagógico em várias áreas de
estudo oportunizando a aprendizagem do indivíduo. Dessa forma, percebem-se as
diversas razões que levam os educadores a trabalharem no âmbito escolar as
atividades lúdicas.
A unidade tem como foco a presença
do lúdico em sala de aula, promove a discussão da importância do brincar, de
jogar e de ler na escola como formas de levar a criança a imaginar, sonhar,
divertir-se e, sobretudo aprender. Nesse sentido Piaget diz que “a atividade
lúdica é um principio fundamental para o desenvolvimento das atividades intelectuais
das crianças.” Sendo assim esse processo de torna Indispensável, portanto, à
prática educativa no desenvolvimento das atividades escolares, por meio do
lúdico em sala de aula desenvolve o aprendizado dos conhecimentos escolares,
gera prazer, promove a interação, simula situações da vida em sociedade.
A educação para obter um ensino
mais eficiente vem ao longo da sua jornada desenvolvendo e aperfeiçoando novas
técnicas didáticas que possam consistir uma prática inovadora e prazerosa para
os alunos. Dentre essas técnicas temos o lúdico, um recurso didático dinâmico
que garante resultados eficazes na educação, apesar de exigir extremo
planejamento e cuidado na execução da atividade elaborada. O jogo é a atividade
lúdica mais trabalhada pelos professores atualmente, e que se trabalhado com
objetivos verdadeiros e com intervenções pontuais, auxiliam e muito na
estimulação das várias inteligências, permitindo que o aluno se envolva em tudo
que esteja realizando de forma significativa. Através do lúdico o educador pode
desenvolver atividades que sejam divertidas e que, sobretudo ensine os alunos a
discernir valores éticos e morais, formando cidadãos conscientes dos seus
deveres e de suas responsabilidades, além de propiciar situações em que haja
uma interação maior entre os alunos e o professor numa aula diferente e
criativa, sem ser rotineira.
Para que essa aprendizagem por
meio do lúdico e dos jogos aconteça de forma significativa e dinâmica, o
professor tem como apoio a pesquisa e o planejamento propiciando assim a
formação de cidadãos críticos e criativos com condições aptas para inventar e
ser capazes de construir cada vez mais novos conhecimentos. O lúdico contribui
para o aprendizado do alunado possibilitando ao educando interagir mais em sala
de aula, estimular a vontade de aprender e motivar o interesse ao conteúdo, dessa
maneira ele realmente aprende o que foi proposto a ser ensinado, estimulando-o
a ser pensador, questionador e não um repetidor de informações.
Gilda Rizzo (2001) afirma que “A atividade lúdica
pode ser um eficiente recurso aliado do educador, interessado no
desenvolvimento da inteligência de seus alunos, quando mobiliza sua ação
intelectual.” (p.40). Diante de tal pensamento que a estudiosa coloca,
observa-se que o principal papel do educador é estimular o alunado à construção
de novos conhecimentos e através das atividades lúdicas o aluno acaba sendo
desafiado a produzir e oferecer soluções às situações-problemas impostas pelo
educador. Pois o lúdico é um dos motivadores na percepção e na construção de esquemas
de raciocínio, além de ser uma forma de aprendizagem diferenciada e
significativa.
Como profissional da educação, noto que quando
trabalho jogos em sala meus alunos ficam entusiasmados sobre o conteúdo que
está sendo trabalhado por expressam-se mais livremente, agem e interagir em
sala de aula. Nas atividades que desenvolvo com meus alunos busco analisar os
jogos para serem de fato eficientes, para que possa haver um exato valor,
eficaz e com benefício educativo. Busco atentar para a forma de como serão
trabalhados, não esquecendo os objetivos e o conteúdo a ser desenvolvido,
buscando força de vontade, criatividade, disponibilidade, seriedade para
trabalhar os jogos em sala de aula, pois a ludicidade do jogo proporciona
momentos mágicos e únicos na vida de nossos alunos. Afinal como diz Drumond:
“Brincar não é perder Tempo, é ganhá-lo”.
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