quarta-feira, 13 de novembro de 2013

PNAIC - SÍNTESE REFLEXIVA UNIDADE 8


SÍNTESE REFLEXIVA UNIDADE 8

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DO PROFESSR DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: PROGRESSÃO E CONTINUIDADE DAS APRENDIZAGENS PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS POR TODAS AS CRIANÇAS.

Educadores tem o papel de manter e aprimorar o ciclo de alfabetização tendo a proposta de desenvolver a aprendizagem e aperfeiçoar cada vez mais o ensino das crianças do nível básico entre 6 e 8 anos de idade, tendo em vista uma visão de aprofundar a construção de ideais no sistema educacional. A respeito da alfabetização, esta deve ser um fator de construção que esteja alienado a forma vislumbrar a criança como um cidadão que saiba ler e escrever alcançando a excelência. A educação básica, como precursora do ensino, segue como a mãe da alfabetização, porém é importante ressaltar que devemos estabelecer uma definição sobre os direitos da aprendizagem. Infere acerca da organização escolar no Brasil (FARIA FILHO e VIDAL, 2000) que a seriação instaurou-se por volta da década de 1890 e o acesso à escola pública foi emancipado as camadas mais populares por volta de 1970. Tendo em vista que tentavam encontrar soluções para o problema na alfabetização, cabendo então a probabilidade de eliminação da reprovação da primeira série do ensino básico para enfim ampliar a alfabetização anteriormente no período de um ano para dois anos no qual se era possível obter mais resultados no processo de aprendizagem e maior respaldo nas expectativas de formação alfabética do aluno durante esse curso acadêmico.

            A proposta dos ciclos de ensino-aprendizagem implicaria em uma mudança de funcionamento na política de educação, na forma de desenvolvimento do corpo discente em sala de aula, da gestão escolar e da interação do aluno com o professor, ou seja, seja transação de ciclos implica tão somente da participação dos professores, como também demandaria de um árduo trabalho de formação com os alunos envolvidos. Portanto, é importante que haja o registro das atividades das crianças seguindo os critérios pedagógicos que auxiliam o acompanhamento letivo e podendo consignar um melhor desempenho das práticas pedagógicas visando melhorias no âmbito acadêmico que desenvolvam ações e atividades para as crianças em período escolar.

            É importante destacar que pode haver riscos na avaliação, pois a mesma não deve assumir um caráter de julgamento, pois é estabelecido que as práticas devessem centrar com o objetivo de flexionar todas as ações assim como todos os indivíduos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem dos docentes.

             Salientamos que o processo de avaliação deve estar adequadamente disposto ao ciclo de alfabetização ao qual detém o direito de aprendizagem do aluno, caso contrário, a avaliação pode tornar-se negligente e não cumprir as metas que possibilita ao avalista indicar as progressões feitas pelo aluno de forma sucinta.

            No entanto, podemos afirmar que a escola seriada foi instituída considerando duas situações, a aprovação e a reprovação, contudo, existe uma forma de interromper com a seriação e para isso é necessário uma gestão escolar bem aplicada que organize o trabalho pedagógico onde a “lógica de exclusão se completa com a lógica da submissão” (FREITAS, 2003,p.37).

            Podemos destacar a importância da realização de projetos de apoio, atividades lúdicas que tenham um retorno constante batendo as metas no projeto político pedagógico, portanto, encara o trabalho didático e pedagógico como propósitos relevantes para cada discente e além de trazer manutenção para melhorias na gestão escolar. Em todo momento, os discentes estão refletindo sobre suas práticas e, portanto devem ser indivíduos ativos nas atividades de alfabetização dos estudantes, pois, não devem aplicar seu conhecimento como um artifício teórico, mas utilizar do seu saber como um espaço de integração as práticas pedagógicas de alfabetização com todos estudantes de participantes do meio. Segundo o referencial teórico baseado para reflexão deste texto, é verídico que professores compartilham seus saberes entre ambos, com experiências em sala de aula, materiais didáticos, atividades realizadas em sala e outras formas de se organizar.

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