SÍNTESE REFLEXIVA UNIDADE 8
REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DO PROFESSR DO
CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: PROGRESSÃO E CONTINUIDADE DAS APRENDIZAGENS PARA A
CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS POR TODAS AS CRIANÇAS.
Educadores tem o
papel de manter e aprimorar o ciclo de alfabetização tendo a proposta de
desenvolver a aprendizagem e aperfeiçoar cada vez mais o ensino das crianças do
nível básico entre 6 e 8 anos de idade, tendo em vista uma visão de aprofundar
a construção de ideais no sistema educacional. A respeito da alfabetização,
esta deve ser um fator de construção que esteja alienado a forma vislumbrar a
criança como um cidadão que saiba ler e escrever alcançando a excelência. A
educação básica, como precursora do ensino, segue como a mãe da alfabetização,
porém é importante ressaltar que devemos estabelecer uma definição sobre os
direitos da aprendizagem. Infere acerca da organização escolar no Brasil (FARIA
FILHO e VIDAL, 2000) que a seriação instaurou-se por volta da década de 1890 e
o acesso à escola pública foi emancipado as camadas mais populares por volta de
1970. Tendo em vista que tentavam encontrar soluções para o problema na
alfabetização, cabendo então a probabilidade de eliminação da reprovação da primeira
série do ensino básico para enfim ampliar a alfabetização anteriormente no
período de um ano para dois anos no qual se era possível obter mais resultados
no processo de aprendizagem e maior respaldo nas expectativas de formação
alfabética do aluno durante esse curso acadêmico.
A proposta dos
ciclos de ensino-aprendizagem implicaria em uma mudança de funcionamento na
política de educação, na forma de desenvolvimento do corpo discente em sala de
aula, da gestão escolar e da interação do aluno com o professor, ou seja, seja
transação de ciclos implica tão somente da participação dos professores, como
também demandaria de um árduo trabalho de formação com os alunos envolvidos.
Portanto, é importante que haja o registro das atividades das crianças seguindo
os critérios pedagógicos que auxiliam o acompanhamento letivo e podendo
consignar um melhor desempenho das práticas pedagógicas visando melhorias no
âmbito acadêmico que desenvolvam ações e atividades para as crianças em período
escolar.
É importante destacar
que pode haver riscos na avaliação, pois a mesma não deve assumir um caráter de
julgamento, pois é estabelecido que as práticas devessem centrar com o objetivo
de flexionar todas as ações assim como todos os indivíduos envolvidos no
processo de ensino-aprendizagem dos docentes.
Salientamos que o processo de avaliação deve
estar adequadamente disposto ao ciclo de alfabetização ao qual detém o direito
de aprendizagem do aluno, caso contrário, a avaliação pode tornar-se negligente
e não cumprir as metas que possibilita ao avalista indicar as progressões
feitas pelo aluno de forma sucinta.
No entanto,
podemos afirmar que a escola seriada foi instituída considerando duas
situações, a aprovação e a reprovação, contudo, existe uma forma de interromper
com a seriação e para isso é necessário uma gestão escolar bem aplicada que
organize o trabalho pedagógico onde a “lógica de exclusão se completa com a
lógica da submissão” (FREITAS, 2003,p.37).
Podemos destacar
a importância da realização de projetos de apoio, atividades lúdicas que tenham
um retorno constante batendo as metas no projeto político pedagógico, portanto,
encara o trabalho didático e pedagógico como propósitos relevantes para cada
discente e além de trazer manutenção para melhorias na gestão escolar. Em todo
momento, os discentes estão refletindo sobre suas práticas e, portanto devem
ser indivíduos ativos nas atividades de alfabetização dos estudantes, pois, não
devem aplicar seu conhecimento como um artifício teórico, mas utilizar do seu
saber como um espaço de integração as práticas pedagógicas de alfabetização com
todos estudantes de participantes do meio. Segundo o referencial teórico
baseado para reflexão deste texto, é verídico que professores compartilham seus
saberes entre ambos, com experiências em sala de aula, materiais didáticos,
atividades realizadas em sala e outras formas de se organizar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário