SÍNTESE REFLEXIVA UNIDADE 5
TRABALHANDO COM GÊNEROS TEXTUAIS
A
Unidade em estudo destaca a importância da escola e do educador trabalhar com textos de diferentes gêneros, mediando
às situações em que as crianças
tenham que ler e produzir textos
para atender a diferentes propósitos, além
de refletir sobre as finalidades,
formas composicionais e recursos
estilísticos característicos dos gêneros trabalhados.
A
unidade propõem que a língua é configura como uma ação social, situada num
contexto histórico, representando algo do mundo real. O texto, portanto, não é
uma construção fixa e abstrata, mas, sim palco de negociações/produções de seus
múltiplos sentidos. Sendo produzidos em situações marcadas pela cultura,
assumem formas e estilos próprios, historicamente marcados. Nessa perspectiva,
a unidade garante que é um direito dos alunos produzir e compreender gêneros
textuais diversos de acordo com a exigência da situação comunicativa. Para que
esse direito seja atingido é necessário que as crianças possam ter contato com
a diversidade de gêneros de tipologias distintas ao longo da sua escolaridade.
Tratando-se
de sequências teoricamente definidas pela natureza linguística os tipos
textuais podem ser caracterizados por:
·
Narração;
·
Exposição;
·
Argumentação
·
Descrição;
·
Injunção.
Uma vez que a língua se configura como uma forma de
ação social, situada num contexto histórico, representando algo do mundo real,
o texto, portanto, não é uma construção fixa e abstrata, mas, sim, palco de
negociações e produções de múltiplos sentidos. Os textos são produzidos em situações
marcadas pela cultura e assumem formas e estilos próprios, também
historicamente marcados.
Para o trabalho com gêneros textuais é importante que
o professor tenha o cuidado de:
·
Escolher os
textos a serem lidos, considerando-se não apenas os gêneros a que pertencem,
mas, sobretudo, o seu conteúdo (o que é dito), em relação aos temas
trabalhados. O objetivo é que as crianças aprendam a ler e escrever, mas também
aprendam por meio da leitura e da escrita;
·
Propor situações
de leitura e produção de textos com finalidades claras e diversificadas,
enfocando os processos de interação e não apenas as reflexões sobre aspectos
formais;
·
Escolher os
gêneros a serem trabalhos com base em critérios claros, considerando-se,
sobretudo, os conhecimentos e habilidades a serem ensinados; relações entre os
gêneros escolhidos e os temas/conteúdos a serem tratados;
·
Abordar os
gêneros considerando não apenas aspectos composicionais e estilísticos, mas,
sobretudo, os aspectos sociodiscursivos (processos de interação, como as
finalidades, tipos de destinatários, suportes textuais, espaços de
circulação...).
Tomando-se tais cuidados, o trabalho com os textos ocorre de modo
articulado ao ensino dos gêneros, de forma que refletir sobre o gênero seja uma
estratégia que favoreça a aprendizagem da leitura e da produção de textos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário