quarta-feira, 13 de novembro de 2013

PNAIC - SÍNTESE REFLEXIVA UNIDADE 5


SÍNTESE REFLEXIVA UNIDADE 5

TRABALHANDO COM GÊNEROS TEXTUAIS

            A Unidade em estudo destaca a importância da escola e do educador trabalhar com textos de diferentes gêneros, mediando às situações em que as crianças tenham que ler e produzir textos para atender a diferentes propósitos, além de refletir sobre as finalidades, formas composicionais e recursos estilísticos característicos dos gêneros trabalhados.

            A unidade propõem que a língua é configura como uma ação social, situada num contexto histórico, representando algo do mundo real. O texto, portanto, não é uma construção fixa e abstrata, mas, sim palco de negociações/produções de seus múltiplos sentidos. Sendo produzidos em situações marcadas pela cultura, assumem formas e estilos próprios, historicamente marcados. Nessa perspectiva, a unidade garante que é um direito dos alunos produzir e compreender gêneros textuais diversos de acordo com a exigência da situação comunicativa. Para que esse direito seja atingido é necessário que as crianças possam ter contato com a diversidade de gêneros de tipologias distintas ao longo da sua escolaridade.

            Tratando-se de sequências teoricamente definidas pela natureza linguística os tipos textuais podem ser caracterizados por:

·         Narração;

·         Exposição;

·         Argumentação

·         Descrição;

·         Injunção.

Uma vez que a língua se configura como uma forma de ação social, situada num contexto histórico, representando algo do mundo real, o texto, portanto, não é uma construção fixa e abstrata, mas, sim, palco de negociações e produções de múltiplos sentidos. Os textos são produzidos em situações marcadas pela cultura e assumem formas e estilos próprios, também historicamente marcados.

Para o trabalho com gêneros textuais é importante que o professor tenha o cuidado de:

·       Escolher os textos a serem lidos, considerando-se não apenas os gêneros a que pertencem, mas, sobretudo, o seu conteúdo (o que é dito), em relação aos temas trabalhados. O objetivo é que as crianças aprendam a ler e escrever, mas também aprendam por meio da leitura e da escrita;

·       Propor situações de leitura e produção de textos com finalidades claras e diversificadas, enfocando os processos de interação e não apenas as reflexões sobre aspectos formais;

·       Escolher os gêneros a serem trabalhos com base em critérios claros, considerando-se, sobretudo, os conhecimentos e habilidades a serem ensinados; relações entre os gêneros escolhidos e os temas/conteúdos a serem tratados;

·       Abordar os gêneros considerando não apenas aspectos composicionais e estilísticos, mas, sobretudo, os aspectos sociodiscursivos (processos de interação, como as finalidades, tipos de destinatários, suportes textuais, espaços de circulação...).

Tomando-se tais cuidados, o trabalho com os textos ocorre de modo articulado ao ensino dos gêneros, de forma que refletir sobre o gênero seja uma estratégia que favoreça a aprendizagem da leitura e da produção de textos.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário